Psicologia

04 benefícios de fazer terapia

Fazer terapia deixou de ser um tabu. Isso aconteceu mais rápido a partir do inicio da pandemia, pois muitas mudanças aconteceram neste período. Essas mudanças em sua maioria de difícil adaptação acabaram de alguma forma sendo a ponte para a busca por apoio profissional especializado.

Primeiramente é importante saber que a proposta da psicoterapia é ajudar o indivíduo a se conhecer melhor e conseguir através da fala compreender suas emoções. Além disso, o profissional experiente orienta a pessoa com técnicas e ensinamentos a lidar com angustias e ansiedades que a pessoa está sentindo.

Entretanto, muitas pessoas ainda se sentem inseguros ou ficam em dúvida se devem investir nesse processo e o que ele pode trazer de positivo.

04 benefícios em fazer terapia

1. Ajuda a lidar com situações difíceis

Em alguns momentos da vida enfrentar situações difíceis é um grande desafio. Assim, ter o apoio de uma pessoa de fora do ciclo social e ainda mais com sabedoria e conhecimento do comportamento humano é muito importante.

Dessa forma, o psicologo consegue escutar atentamente e livre de julgamentos e assim pontuar algumas questões que podem passar despercebidas ou até vistas de maneira confusa.

2. Mudança de hábitos

Mudar hábitos é uma das coisas mais difíceis, isso porque além dos comportamentos os hábitos buscam muitas vezes esconder conflitos emocionais.

Saber o que precisa ser feito é diferente de conseguir fazer, assim, o profissional pode ajudar acompanhando de perto as maiores dificuldades e ir facilitando o caminho.

3. Superar transtornos psicológicos

Os transtornos emocionais estão cada vez mais comuns. O Brasil é o pais com mais casos de ansiedade segundo a OMS, e o mesmo ocorreu com a depressão na pandemia.

Assim, ao enfrentar um transtorno além do tratamento medicamentoso o mais recomendado é fazer terapia e compreender o que levou ao quadro e como sair dele.

4. Gerenciar melhor os pensamentos

Pensar demais, sobre tudo que acontece e muitas vezes de maneira catastrófica é uma das coisas mais comuns que existe. Estar exausto emocionalmente é o que gera a grande maioria dos transtornos psicológicos.

Na terapia sobretudo, o paciente consegue colocar para fora tudo o que está passando internamente na sua mente. Dessa forma é possível perceber quando os pensamentos são reais ou simplesmente fruto de sua imaginação.

O mais importante é se permitir viver a experiência e entender por si o que a terapia pode lhe proporcionar.

Por fim, veja também:

06 sinais de um relacionamento abusivo

Saiba qual é a diferença entre medo e fobia

Como parar de pensar em algo? Dicas para lidar com excesso de pensamentos

Quais os principais sintomas da Síndrome de Burnout

Dicas para cuidar e educar seu filho

A nossa Clínica de psicologia realiza atendimentos presenciais em São José dos Campos – SP e online, e possui diversos profissionais com diferentes especialidades, então nos contate e agende uma sessão: Clique Aqui!

E aí Gostou? Então ajude nosso site, deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar com seus amigos, é muito importante pra gente. Acompanhe também outros assuntos sobre psicologia e saúde mental, portanto aqui é o seu lugar. Até Breve!!!

Avalie esse Post post
Compartilhar
Publicado por:

Posts Recentes

Como fazer psicologo pelo convênio Amil

Para fazer consultas com um psicólogo pelo convênio Amil, siga os passos abaixo: Verifique seu… Ver mais

4 meses atrás

Qual a diferença entre transtornos: TEA, TDAH e TOD?

Saber a diferença entre transtornos é extremamente importante para o tratamento adequado. Assim, dos mais… Ver mais

4 meses atrás

Como identificar um transtorno alimentar

Identificar um transtorno alimentar pode ser desafiador, pois os sinais podem variar amplamente entre os… Ver mais

4 meses atrás

Por que fazer psicólogo convênio Amil

Escolher um psicólogo convênio Amil pode oferecer vários benefícios, especialmente se você possui um plano… Ver mais

4 meses atrás

Quando procurar musicoterapia?

Procurar musicoterapia pode ser benéfico sobretudo em várias situações e para diversos objetivos de saúde… Ver mais

4 meses atrás

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional?

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional? O tratamento com um profissional de terapia ocupacional pode ser… Ver mais

5 meses atrás