Desenvolvimento Pessoal

05 dicas para evitar de procrastinar

Procrastinar é um hábito muito comum, todavia, também é algo que traz muitos prejuízos à vida de quem precisa conviver com esse ciclo. Apesar de parecer uma irresponsabilidade, e até mesmo estar relacionada à preguiça, a procrastinação em muitos casos é um comportamento comum nas pessoas. Assim, como um hábito vicioso e compulsivo. Contudo, é possível aprender a lidar com a procrastinação e revertê-la em atitudes mais focadas e assertivas.

Conviver com a procrastinação pode ser bastante prejudicial. Além de aumentar o acúmulo de tarefas, das dificuldades para terminar projetos, minar a criatividade. Além dessa e outras tantas outras barreiras, esse hábito pode causar desmotivação, culpa, estresse, falta de propósito e, claro, aproximar uma tristeza profunda que poderá, inclusive, transformar-se em transtornos emocionais.

Como evitar procrastinar

O primeiro passo para superar a procrastinação é identificando o próprio comportamento e estabelecer uma proposta de mudança. Além disso, também é importante deixar de lado a culpa e a lamentação por essa situação, pois são sentimentos que não trazem uma ação direta de mudança. É fundamental ter a disposição para praticar os mecanismos de atuação, assim a pessoa determina para si que quer de fato mudar o comportamento procrastinador. Algumas dicas são:

1. Desenvolver o hábito de se planejar:

Para que um planejamento de atividades seja eficaz, é necessário entender claramente o objetivo que se deseja alcançar, determinar prazos, entender as habilidades e ferramentas necessárias para as atividades e, não menos importante, entender que nenhum planejamento é sólido ao ponto de não precisar ser revisto.

2. Organizar o seu ambiente e evitar distrações:

Cada ambiente precisa ser organizado de acordo com o seu objetivo. Deixe o seu ambiente de trabalho limpo, claro, sem distrações.

3. Resolver as pendências:

Burle o desejo de procrastinar resolvendo as pendências que prendem atividades maiores. Geralmente, atividades pequenas são procrastinadas, mas podem ser desenvolvidas mais facilmente em menos tempo. Caso necessário, peça ajuda.

4. Saber priorizar

Entenda sobre priorização e aplique diariamente em suas atividades. Pergunte-se sobre a urgência e importância das suas atividades diárias e semanais.

5. Pensar outras rotas:

Se você estiver travado(a) em alguma atividade, não insista por muito tempo. Pare, respire e comece uma nova atividade. Evite ficar insistindo quando não há criatividade nesse momento para realizá-la.

Afinal é importante entender que o melhor método para contornar as frustrações causadas pela má administração de tempo é se organizando melhor.

Por fim, veja também:

Como encontrar um psicólogo ideal

Saiba qual é a diferença entre medo e fobia

Como parar de pensar em algo? Dicas para lidar com excesso de pensamentos

Dicas para lidar com a Compulsão alimentar

Os 4 estágios do estresse

A nossa Clínica de psicologia realiza atendimentos presenciais em São José dos Campos – SP e online, e possui diversos profissionais com diferentes especialidades, então nos contate e agende uma sessão: Clique Aqui!

E aí Gostou? Então ajude nosso site, deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar com seus amigos, é muito importante pra gente. Acompanhe também outros assuntos sobre psicologia e saúde mental, portanto aqui é o seu lugar. Até Breve!!!


Avalie esse Post post
Compartilhar
Publicado por:

Posts Recentes

Como fazer psicologo pelo convênio Amil

Para fazer consultas com um psicólogo pelo convênio Amil, siga os passos abaixo: Verifique seu… Ver mais

4 meses atrás

Qual a diferença entre transtornos: TEA, TDAH e TOD?

Saber a diferença entre transtornos é extremamente importante para o tratamento adequado. Assim, dos mais… Ver mais

4 meses atrás

Como identificar um transtorno alimentar

Identificar um transtorno alimentar pode ser desafiador, pois os sinais podem variar amplamente entre os… Ver mais

4 meses atrás

Por que fazer psicólogo convênio Amil

Escolher um psicólogo convênio Amil pode oferecer vários benefícios, especialmente se você possui um plano… Ver mais

4 meses atrás

Quando procurar musicoterapia?

Procurar musicoterapia pode ser benéfico sobretudo em várias situações e para diversos objetivos de saúde… Ver mais

4 meses atrás

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional?

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional? O tratamento com um profissional de terapia ocupacional pode ser… Ver mais

5 meses atrás