05 motivos para fazer terapia

fazer terapia

Fazer terapia deixou de ser um motivo pata vergonha, para se tornar acima de tudo, um fator de reconhecimento de inteligência emocional.

Há algum tempo os psicólogos deixaram de ser profissionais que atendem apenas pessoas consideradas loucas. Isso porque ainda mais com a chegada da pandemia se tornou uma ação necessária para a maioria dos indivíduos.

Entretanto mesmo com bastante conhecimento dos motivos que se tem para procurar uma psicoterapia, ainda há algumas dúvidas.

Veja então,

Motivos para fazer terapia

1. Apresentação de sintomas de transtornos

A sociedade como um todo vem de um quadro de transtornos emocionais como depressão, ansiedade, bipolaridade, dentre outros.

Assim, no inicio é muito comum o indíviduo tentar superar e se curar sozinho. Entretanto por muitas vezes isso se torna uma tarefa muito difícil e exaustiva.

Acima de tudo, quanto antes a busca por ajuda de um profissional com técnicas para lidar com os sintomas, maior a chance de remissão total dos sintomas.

2. Conflitos de relacionamentos

Se relacionar com as pessoas, seja do trabalho, de casa ou de outros ambientes tem se tornado um grande desafio.

As pessoas tem muitas falhas de comunição e por vezes simplesmente não conseguem dividir sentimentos.

Assim, estar com alguém de fora do seu ciclo e que pode ouvir os acontecimentos e orientar de uma maneira imparcial as ações do indivíduo é o trabalho do psicólogo.

3. Autoconhecimento

Estar em contato com si mesmo é um grande desafio nos dias corridos.

Isso porque o piloto automático tem sido cada vez mais ativado. Assim, a terapia é sobretudo um momento obrigatório para se parar, se ouvir e lidar com seus próprios sentimentos.

4. Lutos

O luto não se refere apenas a uma morte, mas pode ser um término de relacionamento, de ciclo no trabalho e muitas outras situações.

Tudo que precisa de uma despedida pode sim representar um momento de reflexão e sofrimento, assim estar acompanhado de um profissional neste momento pode tornar tudo muito mais fácil de lidar.

5. Mudança de hábitos

Mudar um hábito é tão difícil quanto livrar-se de um vício.

Isso significa que ao fazer mudanças temos sofrimento, procrastinação, questionamentos sobre nossas próprias capacidades.

Assim, ter alguem semanalmente para dividir as ações torna mais fácil o caminho até a meta.

Afinal, ir ao psicólogo pode não ser necessário para todos, mas com certeza traz benefícios a qualquer um.

Por fim, veja também:

Dificuldade em se concentrar? Entenda o que pode ser e como melhorar

Terapia infantil: 05 sinais que seu filho pode ter TDAH

Por que fazer terapia de casal?

O que é Transtorno de Ansiedade Generalizada

Quais os benefícios da atividade física na saúde mental?

A Clínica Celebramente possui diversos profissionais com diferentes especialidades, então nos contate e agende uma sessão: Clique Aqui!

E aí Gostou? Então ajude nosso site, deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar com seus amigos, é muito importante pra gente. Acompanhe também outros assuntos sobre psicologia e saúde mental, portanto aqui é o seu lugar. Até Breve!!!

Avalie esse Post post

Compartilhe nosso Artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Não enviamos spam, você receberá apenas novidades de nossos serviços clínicos.