Psicologia

Como é feita a avaliação neuropsicologica para diagnostico de autismo

A avaliação neuropsicologica para diagnostico de autismo é uma parte importante do processo. Pois ajuda a entender o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental da pessoa. Além disso, ajuda a determinar se ela atende aos critérios diagnósticos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Aqui estão as etapas comuns envolvidas na avaliação neuropsicológica para diagnóstico de autismo:

Entrevista Clínica:

O processo geralmente começa com uma entrevista detalhada com os pais ou responsáveis da criança ou com o próprio indivíduo, se for um adulto. Durante a entrevista, são coletadas informações sobre o histórico médico, desenvolvimento infantil, comportamento, habilidades sociais e outras áreas relevantes.

Observação Clínica:

Os profissionais observam o comportamento da pessoa em diferentes contextos, como em consultório, em casa ou em situações sociais. Essas observações podem ajudar a identificar comportamentos típicos do autismo, como dificuldades na interação social e comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos.

Testes Neuropsicológicos:

São aplicados testes padronizados que avaliam várias habilidades cognitivas e comportamentais, como linguagem, habilidades motoras, atenção, memória, funções executivas e empatia. Esses testes ajudam a identificar padrões de funcionamento que podem indicar a presença do autismo.

Avaliação da Comunicação:

O profissional avalia a comunicação verbal e não verbal da pessoa, incluindo a linguagem falada, gestos, expressões faciais e contato visual.

Avaliação da Interação Social:

A avaliação consiste em ver as habilidades sociais da pessoa. Isso inclui sobretudo a capacidade de iniciar e manter conversas, fazer amigos, entender as emoções dos outros e responder apropriadamente às situações sociais.

Avaliação de Comportamentos Repetitivos:

A percepção se tem comportamentos repetitivos e interesses restritos, que são comuns em pessoas com autismo. Isso pode incluir tambem movimentos repetitivos, fixações em objetos específicos ou rotinas rígidas.

Avaliação do Funcionamento Adaptativo:

Acima de tudo, observar o nível de funcionamento da pessoa em áreas cotidianas, como autocuidado, habilidades de vida diária e independência.

Avaliação Médica:

É necessário acima de tudo, para descartar outras condições médicas. Deve sobretudo realizar exames médicos, testes genéticos, dentre outros.

Feedback e Diagnóstico:

Após a conclusão da avaliação, os profissionais fornecem feedback aos pais ou ao indivíduo avaliado e discutem os resultados. Se os critérios diagnósticos para o autismo forem atendidos, um diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) pode ser feito.

É importante lembrar que a avaliação para o diagnóstico de autismo pode variar de acordo com a idade da pessoa e a gravidade dos sintomas. Quanto mais cedo o autismo for identificado e diagnosticado, mais cedo as intervenções apropriadas podem ser implementadas, o que pode melhorar o prognóstico e a qualidade de vida da pessoa com autismo. Portanto, se você suspeitar que você ou seu filho possa ter autismo, é fundamental buscar uma avaliação por profissionais especializados em TEA.

Por fim, veja também:

Como saber se estou com síndrome de burnout?

Quando procurar um terapeuta ocupacional?

O que é dislexia

O que é Transtorno do Processamento Sensorial

05 dicas para o desfralde sem trauma

A nossa Clínica de psicologia realiza atendimentos presenciais em São José dos Campos – SP e online, e possui diversos profissionais com diferentes especialidades, então nos contate e agende uma sessão: Clique Aqui!

E aí Gostou? Então ajude nosso site, deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar com seus amigos, é muito importante pra gente. Acompanhe também outros assuntos sobre psicologia e saúde mental, portanto aqui é o seu lugar. Até Breve!!!

Avalie esse Post post
Compartilhar
Publicado por:

Posts Recentes

Como fazer psicologo pelo convênio Amil

Para fazer consultas com um psicólogo pelo convênio Amil, siga os passos abaixo: Verifique seu… Ver mais

4 meses atrás

Qual a diferença entre transtornos: TEA, TDAH e TOD?

Saber a diferença entre transtornos é extremamente importante para o tratamento adequado. Assim, dos mais… Ver mais

4 meses atrás

Como identificar um transtorno alimentar

Identificar um transtorno alimentar pode ser desafiador, pois os sinais podem variar amplamente entre os… Ver mais

4 meses atrás

Por que fazer psicólogo convênio Amil

Escolher um psicólogo convênio Amil pode oferecer vários benefícios, especialmente se você possui um plano… Ver mais

4 meses atrás

Quando procurar musicoterapia?

Procurar musicoterapia pode ser benéfico sobretudo em várias situações e para diversos objetivos de saúde… Ver mais

4 meses atrás

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional?

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional? O tratamento com um profissional de terapia ocupacional pode ser… Ver mais

5 meses atrás