Como o terapeuta ocupacional pode ajudar na seletividade alimentar

Seletividade Alimentar

O terapeuta ocupacional desempenha um papel importante no tratamento da seletividade alimentar.

Isso acontece especialmente quando está associada a desafios sensoriais, emocionais ou motores.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais o terapeuta ocupacional pode ajudar na seletividade alimentar:

Avaliação e diagnóstico:

Inicialmente pode determinar a natureza e a gravidade. Isso pode incluir sobretudo identificar desafios sensoriais. Assim, verificar a capacidade motora oral e tambem fatores emocionais relacionados à alimentação.

Intervenção sensorial:

Se a seletividade estiver acima de tudo relacionada a desafios sensoriais, o profissional pode desenvolver estratégias para ajudar a pessoa. Primeiramente focar em se habituar a diferentes texturas, sabores e temperaturas de alimentos. Isso pode envolver tambem a exposição gradual a novos alimentos. Além de técnicas de dessensibilização sensorial e estratégias de modificação alimentar.

Treinamento motor oral:

Se houver dificuldades motoras orais que afetem a alimentação, pode trabalhar no fortalecimento dos músculos da boca e na coordenação oral. Isso pode incluir exercícios específicos e técnicas para melhorar a sucção, mastigação e deglutição.

Estratégias de alimentação:

Pode acima de tudo ensinar estratégias de alimentação adaptativas. Exemplos como o uso de talheres especiais, copos com bicos diferentes e pratos que para a pessoa a comer com mais conforto e eficiência.

Abordagem de integração sensorial:

A terapia ocupacional pode usar técnicas de integração sensorial para ajudar a pessoa a regular suas respostas sensoriais à comida. Isso pode incluir atividades sensoriais planejadas para aumentar a tolerância a diferentes estímulos alimentares.

É importante lembrar que o tratamento da seletividade alimentar pode ser um processo gradual e que cada pessoa é única, portanto, as abordagens terapêuticas devem ser personalizadas de acordo com as necessidades individuais. A terapeuta ocupacional desempenha um papel fundamental na criação de um plano de tratamento abrangente e no fornecimento de suporte contínuo para melhorar a relação de uma pessoa com a comida.

Por fim, veja também:

Principais sintomas de TDAH

Quando procurar um terapeuta ocupacional?

Por que o autismo está aumentando

Quando o atraso de fala é preocupante?

O que é dislexia

A nossa Clínica de psicologia realiza atendimentos presenciais em São José dos Campos – SP e online, e possui diversos profissionais com diferentes especialidades, então nos contate e agende uma sessão: Clique Aqui!

E aí Gostou? Então ajude nosso site, deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar com seus amigos, é muito importante pra gente. Acompanhe também outros assuntos sobre psicologia e saúde mental, portanto aqui é o seu lugar. Até Breve!!!

Avalie esse Post post

Compartilhe nosso Artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Não enviamos spam, você receberá apenas novidades de nossos serviços clínicos.