Psicologia

Entenda a diferença da depressão para a tristeza passageira

Todo mundo passa por períodos de tristeza passageira, que são uma parte normal da vida. Entretanto, a severidade da depressão e o seu poder de incapacitação do indivíduo é o que os distingue de um simples sentimento de tristeza.

Usamos sobretudo com frequencia, a palavra depressão para definir a tristeza normal, que todos nós já experimentamos em momento difíceis de nossas vidas.

Essa utilização generalizada tem contribuído para a banalização dessa palavra, pois apesarde tratar-se de um dos distúrbios psiquiátricos que mais atingem pessoas no mundo, poucos sabem da gravidade e do grande sofrimento quea depressão causa ao portador.

Diferença entre depressão e tristeza passageira

Não se pode confundir a depressão com os estados normais de tristeza. Assim, se você está abalado pela perda de um ente querido então seu estado de humor não tem nada de errado, pois existe uma causa conhecida e este estado tende a passar com o tempo.

Já a depressão é uma doença e exige tratamento adequado.

A Depressão por sua vez, é um transtorno mental caracterizado por uma tristeza crônica e perda importante de interesse em atividades antes prazerosas.

Desta forma, é bem diferente de estar triste ou “deprê”. Sentimentos ocasionais de tristeza são normais e podem ter inúmeras causas.

Acima de tudo, na depressão, os sentimentos ruins são fora de proporção e nem sempre se relacionam a causas externas.

Pessoas que não sofrem de depressão lidam com seus problemas sem ficarem incapacitadas. O mesmo não acontece com depressivos entretanto.

A doença interfere na habilidade pessoal de trabalhar, dormir, se relacionar, comer, de gostar de atividades antes consideradas prazerosas.

Sintomas mais comuns na depressão

Muito mais que uma tristeza passageira, a depressão contempla diversos sintomas, tanto físicos, quanto emocionais e psicológicos.

A começar primeiramente por uma tristeza profunda, que não vai embora independente do que se faça, além disso, não há um motivo específico para justificar esse sentimento, sendo que ele simplesmente existe. Pode se complementar por sobretudo sentir um vazio e falta de vontade de viver.

Isso é demonstrado em formas de apatia e falta de disposição para atividades diárias simples.

O sono é outro prejudicado, ou se tem um sono perturbado com excesso de horas ou uma insônia e dificuldade em ter uma noite de qualidade. O apetite é alterado, para mais ou menos, consequentemente ganho ou perda de peso é percebido.

Outros sintomas são, perda de líbido, redução da auto estima, dificuldades em atividades sociais e que exija maior nível de interação. Ideação ou tentativa suicida, e por fim visão pessimista do futuro.

Quando é depressão

O diagnóstico de depressão requer a presença de cinco ou mais dos sintomas anteriores. Além disso, é obrigatório a presença do espírito deprimido ou anedônia, durante pelo menos duas semanas, provocando distúrbios e prejuízos na área social, familiar, ocupacional e outros campos da atividade diária.

Tratamento

Após as duas semanas, o mais indicado é já procurar um psicólogo para lhe orientar se é necessário a busca de psiquiatra e outros profissionais da saúde.

Por fim, veja também:

Como parar de pensar em algo? Dicas para lidar com excesso de pensamentos

Dicas para cuidar e educar seu filho

Como encontrar um psicólogo ideal

Como lidar com a Síndrome do Pânico

Os 4 estágios do estresse

A nossa Clínica de psicologia realiza atendimentos presenciais em São José dos Campos – SP e online, e possui diversos profissionais com diferentes especialidades, então nos contate e agende uma sessão: Clique Aqui!

E aí Gostou? Então ajude nosso site, deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar com seus amigos, é muito importante pra gente. Acompanhe também outros assuntos sobre psicologia e saúde mental, portanto aqui é o seu lugar. Até Breve!!!

Avalie esse Post post
Compartilhar
Publicado por:

Posts Recentes

Como fazer psicologo pelo convênio Amil

Para fazer consultas com um psicólogo pelo convênio Amil, siga os passos abaixo: Verifique seu… Ver mais

4 meses atrás

Qual a diferença entre transtornos: TEA, TDAH e TOD?

Saber a diferença entre transtornos é extremamente importante para o tratamento adequado. Assim, dos mais… Ver mais

4 meses atrás

Como identificar um transtorno alimentar

Identificar um transtorno alimentar pode ser desafiador, pois os sinais podem variar amplamente entre os… Ver mais

4 meses atrás

Por que fazer psicólogo convênio Amil

Escolher um psicólogo convênio Amil pode oferecer vários benefícios, especialmente se você possui um plano… Ver mais

4 meses atrás

Quando procurar musicoterapia?

Procurar musicoterapia pode ser benéfico sobretudo em várias situações e para diversos objetivos de saúde… Ver mais

4 meses atrás

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional?

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional? O tratamento com um profissional de terapia ocupacional pode ser… Ver mais

5 meses atrás