Relacionamento

O que é abuso emocional?

O abuso emocional tem muitas definições, mas é mais bem caracterizado por padrões típicos de comportamento e dinâmicas de relacionamento. 

É muito comum, alguém que cresceu em um ambiente emocionalmente abusivo não reconhecer o seu próprio comportamento abusivo ou que está sofrendo o abuso.

O que é abuso emocional?

O abuso emocional tende a girar em torno de um desequilíbrio de poder, onde pelo menos uma pessoa no relacionamento tenta exercer controle psicológico e às vezes físico sobre o outro.

Entretanto, o abuso emocional não envolve a agressão física em si. Curiosamente este tipo de abuso nem sempre é consciente, óbvio, ou intencional, embora muitas vezes seja.

Além disso, não necessariamente ele acontece apenas em relações conjugais, pode aparecer sobretudo entre chefe e empregado, pais e filhos e até vínculos sociais.

Veja alguns sinais de uma relação abusiva.

Sinais de uma relação abusiva

Desrespeito

A pessoa pode usar xingamentos, durante uma discussão, para repreender o outro, ou no dia a dia ser infantil e desrespeitosa como se fosse uma coisa normal.

Críticas constantes

A pessoa e suas atitudes são alvos de críticas constantes. Sempre terá algum ponto que poderia ter acontecido de maneira diferente e melhor. Além disso, essas críticas podem acontecer em qualquer local e na frente de outras pessoas, inclusive.

Manipulação

Mesmo com todos os fatos apontando para uma direção em que o abusador errou, ele consegue através da manipulação emocional fazer com que a outra parte se sinta mal e no fim até assuma o erro.

Isolamento

A tendência da relação abusiva é se manter isolada e dentro de uma bolha, assim as pessoas envolvidas só tem uma a outra. Fica dessa forma mais difícil ambos perceberem o quanto é algo negativo e fora do normal.

Controle

O controle do outro também é comum, assim questionamentos como o que está fazendo, com quem, horários e tudo mais fazem parte da vida cotidiana e muita vezes disfarçado de cuidado intenso.

Um relacionamento pode ser pouco saudável ou abusivo mesmo sem haver violência física. O abuso verbal e emocional pode não causar danos físicos, mas causa dores e feridas emocionais. Além disso por ser mais discreto, se torna uma constante dúvida do quanto é normal ou realmente ruim.

Se percebeu alguns sinais em seu relacionamento, um caminho é buscar um profissional da psicologia que junto com você irá delimitar os padrões normais de um relacionamento e o que fazer para provocar mudanças na sua vida e em sua relação.

Por fim, veja também:

O que significa fuga emocional?

05 dicas para evitar de procrastinar

Quais os principais sintomas da Síndrome de Burnout

Entenda a diferença da depressão para a tristeza passageira

10 perguntas para você alcançar o autoconhecimento

A nossa Clínica de psicologia realiza atendimentos presenciais em São José dos Campos – SP e online, e possui diversos profissionais com diferentes especialidades, então nos contate e agende uma sessão: Clique Aqui!

E aí Gostou? Então ajude nosso site, deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar com seus amigos, é muito importante pra gente. Acompanhe também outros assuntos sobre psicologia e saúde mental, portanto aqui é o seu lugar. Até Breve!!!

Avalie esse Post post
Compartilhar
Publicado por:

Posts Recentes

Como fazer psicologo pelo convênio Amil

Para fazer consultas com um psicólogo pelo convênio Amil, siga os passos abaixo: Verifique seu… Ver mais

4 meses atrás

Qual a diferença entre transtornos: TEA, TDAH e TOD?

Saber a diferença entre transtornos é extremamente importante para o tratamento adequado. Assim, dos mais… Ver mais

4 meses atrás

Como identificar um transtorno alimentar

Identificar um transtorno alimentar pode ser desafiador, pois os sinais podem variar amplamente entre os… Ver mais

4 meses atrás

Por que fazer psicólogo convênio Amil

Escolher um psicólogo convênio Amil pode oferecer vários benefícios, especialmente se você possui um plano… Ver mais

4 meses atrás

Quando procurar musicoterapia?

Procurar musicoterapia pode ser benéfico sobretudo em várias situações e para diversos objetivos de saúde… Ver mais

4 meses atrás

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional?

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional? O tratamento com um profissional de terapia ocupacional pode ser… Ver mais

5 meses atrás