Relacionamento

O que é co-dependência?

A co-dependência antes de qualquer coisa é um termo utilizado na psicologia para descrever um padrão de comportamento e relacionamento caracterizado por uma dependência excessiva. Esta dependência acima de tudo é disfuncional em relação a outra pessoa. Geralmente, ela ocorre em relacionamentos onde uma pessoa tem um problema (pode ser um transtorno, um vício, dentre outros) e a outra pessoa desempenha um papel de apoio ou cuidado excessivo.

Na co-dependência, a pessoa que assume o papel de co-dependente tende a colocar as necessidades e os desejos da outra pessoa em primeiro lugar. Isso entretanto muitas vezes negligenciando suas próprias necessidades e bem-estar. Ela pode ter uma preocupação excessiva em agradar e cuidar da pessoa dependente, sacrificando sua própria saúde emocional e física no processo.

Os co-dependentes frequentemente têm baixa autoestima e uma necessidade intensa de serem aceitos e amados. Eles podem ter dificuldade em estabelecer limites saudáveis ​​e se sentem responsáveis pelos problemas e comportamentos da pessoa dependente. Além disso, podem ter dificuldade em expressar suas próprias emoções e necessidades, buscando agradar o outro de maneira desproporcional.

A co-dependência pode levar a um ciclo vicioso prejudicial, no qual a pessoa co-dependente sente-se presa em um relacionamento destrutivo, tentando controlar e “salvar” a pessoa dependente, enquanto a pessoa dependente continua a se envolver em comportamentos prejudiciais.

É importante destacar que a co-dependência não se limita apenas a relacionamentos com dependência química. Pode ocorrer em diversos tipos de relacionamentos, incluindo relacionamentos familiares, amizades e relacionamentos românticos.

O tratamento da co-dependência envolve a conscientização do problema, o desenvolvimento de autoestima e autonomia, o estabelecimento de limites saudáveis ​​e o apoio emocional. A terapia individual e terapia de grupo podem ser recursos valiosos para ajudar as pessoas co-dependentes a reconhecerem padrões disfuncionais e a desenvolverem relacionamentos mais saudáveis e equilibrados.

Por fim, veja também:

06 sinais que você está em um relacionamento tóxico

Como Manter um Relacionamento Sem Crises: Dicas Essenciais

4 dicas em como lidar com adolescentes

04 dicas para lidar com uma crise no casamento

Terapia de casal: O que é e como funciona?

A nossa Clínica de psicologia realiza atendimentos presenciais em São José dos Campos – SP e online, e possui diversos profissionais com diferentes especialidades, então nos contate e agende uma sessão: Clique Aqui!

E aí Gostou? Então ajude nosso site, deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar com seus amigos, é muito importante pra gente. Acompanhe também outros assuntos sobre psicologia e saúde mental, portanto aqui é o seu lugar. Até Breve!!!

Avalie esse Post post
Compartilhar
Publicado por:

Posts Recentes

Como fazer psicologo pelo convênio Amil

Para fazer consultas com um psicólogo pelo convênio Amil, siga os passos abaixo: Verifique seu… Ver mais

4 meses atrás

Qual a diferença entre transtornos: TEA, TDAH e TOD?

Saber a diferença entre transtornos é extremamente importante para o tratamento adequado. Assim, dos mais… Ver mais

4 meses atrás

Como identificar um transtorno alimentar

Identificar um transtorno alimentar pode ser desafiador, pois os sinais podem variar amplamente entre os… Ver mais

4 meses atrás

Por que fazer psicólogo convênio Amil

Escolher um psicólogo convênio Amil pode oferecer vários benefícios, especialmente se você possui um plano… Ver mais

4 meses atrás

Quando procurar musicoterapia?

Procurar musicoterapia pode ser benéfico sobretudo em várias situações e para diversos objetivos de saúde… Ver mais

4 meses atrás

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional?

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional? O tratamento com um profissional de terapia ocupacional pode ser… Ver mais

5 meses atrás