Psicologia

Os 4 estágios do estresse

O estresse se caracteriza primeiramente por uma tensão física ou psicológica fora do comum. Em consequência dos sintomas provocados a pessoa se sente mais ansiosa, irritada e agitada.

Na verdade, esse estado tem a ver com a necessidade do corpo lidar com situações que exijam maior esforço físico e/ou mental do que a pessoa está esperando.

Assim, quanto maior for o tempo vivido nesse estado, mais díficil se torna tratar e amenizar os sintomas.

Sintomas mais comuns no estresse

O estado estressado gera sintomas físicos, emocionais e sobretudo mentais.

Entre eles, estão problemas de memória e concentração, mau humor e irritabilidade acentuados, agitação e tristeza. Como resultado a pessoa tende a se afastar das pessoas próximas, fugir das responsabilidades que considera desnecessárias.

O comportamento pode ainda resultar em desenvolvimento de compulsão alimentar, ou em compras. Além disso, pode exagerar no consumo de alcool, tabaco ou drogas.

Os 4 estágios do estresse

1. Alerta

O estágio de alerta, é normal e natural sobretudo. Não é considerado negativo e sim necessário para sobrevivência da espécie.

Assim, por exemplo, se algo sai do comum, é interessante que a pessoa se sinta um pouco mais estressada para assim ativar formas de lidar da melhor maneira possível com aquela situação.

Mesmo sendo positivo na maior parte das vezes, nesta fase é possível que haja dificuldades em um sono de qualidade. Além disso a busca de compensações não saudáveis como alimentação ruim e abuso de alcool.

2. Resistência

Caso a situação estressora se mantenha por mais tempo que o necessário para resolução rápida da situação, entramos no inicio dos sintomas mais negativos.

Nessa fase o estado de alerta diminui, assim o sono pode voltar a maior normalidade, entretanto um cansaço inexplicável é o grande destaque neste momento.

Isso em contrapartida, gera dificuldades na memória e concentração.

3. Quase Exaustão

Nesta fase o sono volta a ficar prejudicado, assim a pessoa apesar de muito cansada tende a acordar muito a noite ou ter dificuldades em cair no sono profundo.

Passa assim a ter grandes dificuldades em lidar com qualquer coisa que pareça sair da rotina, ou seja, qualquer coisa que possa ser novidade. Desta forma, novas atividades no trabalho, interações com novas pessoas ou até uma saida para o final de semana passam a ser muito árduas.

4. Exaustão

Esta fase já é altamente prejudicial para todas as áreas da vida do indivíduo. Assim, sua entrega no trabalho é ruim, fica mais doente e pode apresentar atestados. Pode chegar até a precisar ser afastado das atividades laborais.

Além disso, a vida particular da pessoa fica totalmente prejudicada, de forma a não ter uma vida social minimamente movimentada e sobretudo suas relações estão basicamente vitimizadas.

Tratamento do estresse

O diagnóstico de uma pessoa que sofre com o estado estressor pode ser feito por um profissional da saúde, preferencialmente médico psiquiatra e psicologo.

O grande problema entretanto é que muitas vezes a pessoa só busca ajuda quando está no estágio 4, sendo muito mais difícil reverter o quadro.

Assim, o ideal é que ao se sentir no estágio 2 já busque se consultar com um profissional competente.

Por fim, veja também:

Como encontrar um psicólogo ideal

Transtornos alimentares: O que é compulsão alimentar

Dicas para lidar com a Compulsão alimentar

Saiba qual é a diferença entre medo e fobia

Como lidar com a Síndrome do Pânico

A nossa Clínica de psicologia realiza atendimentos presenciais em São José dos Campos – SP e online, e possui diversos profissionais com diferentes especialidades, então nos contate e agende uma sessão: Clique Aqui!

E aí Gostou? Então ajude nosso site, deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar com seus amigos, é muito importante pra gente. Acompanhe também outros assuntos sobre psicologia e saúde mental, portanto aqui é o seu lugar. Até Breve!!!

Avalie esse Post post
Compartilhar
Publicado por:

Posts Recentes

Como fazer psicologo pelo convênio Amil

Para fazer consultas com um psicólogo pelo convênio Amil, siga os passos abaixo: Verifique seu… Ver mais

4 meses atrás

Qual a diferença entre transtornos: TEA, TDAH e TOD?

Saber a diferença entre transtornos é extremamente importante para o tratamento adequado. Assim, dos mais… Ver mais

4 meses atrás

Como identificar um transtorno alimentar

Identificar um transtorno alimentar pode ser desafiador, pois os sinais podem variar amplamente entre os… Ver mais

4 meses atrás

Por que fazer psicólogo convênio Amil

Escolher um psicólogo convênio Amil pode oferecer vários benefícios, especialmente se você possui um plano… Ver mais

4 meses atrás

Quando procurar musicoterapia?

Procurar musicoterapia pode ser benéfico sobretudo em várias situações e para diversos objetivos de saúde… Ver mais

4 meses atrás

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional?

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional? O tratamento com um profissional de terapia ocupacional pode ser… Ver mais

5 meses atrás