É importante saber que existem diversos possíveis motivos para o atraso da fala em crianças.
Algumas crianças sobretudo podem ter uma predisposição genética para atrasos na fala, o que pode estar relacionado a condições familiares.
Algumas complicações durante a gestação, parto prematuro ou dificuldades durante o nascimento podem antes de mais nada, impactar o desenvolvimento da linguagem.
Acima de tudo, um ambiente familiar com pouca interação verbal, estresse excessivo, falta de estímulo ou exposição limitada à linguagem pode contribuir para atrasos na aquisição da linguagem.
Dificuldades auditivas, como perda auditiva não diagnosticada, podem interferir na capacidade da criança de desenvolver habilidades linguísticas.
Algumas condições, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Síndrome de Down, a Síndrome de Williams, entre outros, podem estar associadas a atrasos na linguagem.
Algumas condições neurológicas ou médicas, como paralisia cerebral, lesões cerebrais, convulsões, entre outras, podem afetar o desenvolvimento da linguagem.
Embora seja benéfico a longo prazo, a exposição a vários idiomas pode temporariamente atrasar o desenvolvimento da linguagem em crianças.
Traumas emocionais severos ou abuso físico também podem afetar negativamente o desenvolvimento da linguagem em crianças.
Famílias com recursos limitados podem sobretudo ter acesso limitado a serviços de intervenção precoce ou a oportunidades de interação social, o que pode contribuir para atrasos na linguagem.
Algumas famílias além de tudo, podem ter estilos de comunicação que não favorecem o desenvolvimento da linguagem, como falar rapidamente, usar linguagem limitada ou não responder às tentativas de comunicação da criança.
É importante observar que cada criança é única e pode ter uma combinação diferente desses fatores contribuindo para seus atrasos na linguagem. Identificar a causa subjacente é crucial para fornecer intervenções adequadas e apoio às crianças que apresentam atrasos na linguagem.
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Profissional com formação em Psicologia desde 2010, Pós em Neuropsicologia, atuando de forma comprometida e ética, com muita responsabilidade em realizar um trabalho de qualidade e integral.
Atendimento clínico na abordagem cognitiva comportamental de pacientes infantis, adolescentes e adultos com diversos tipos de diagnósticos como: Síndrome do pânico, TDAH, Depressão, Transtorno Bipolar, TOC, TAG, dentre outros.
Especialização em atendimentos em grupo, trabalhando com crianças e adolescentes com queixas similares;
Realização de treinamentos comportamentais em escolas e empresas;
Experiência com aplicação de testes psicológicos e comportamentais com elaboração de laudos.
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