Psicologia

Quando devo me preocupar com o atraso no desenvolvimento do meu filho?

Quando é que o atraso no desenvolvimento do meu filho é preocupante?

Primeiramente é bom entender que o desenvolvimento infantil varia significativamente de uma criança para outra. Além disso, é normal que haja alguma variação no ritmo de aprendizado e marcos do desenvolvimento. No entanto, existem alguns indicadores que podem sugerir a necessidade de avaliação profissional.

Isso é considerado sobretudo se estiver ausente ou significativamente atrasado. Vale ressaltar que cada criança é única, e o desenvolvimento pode ocorrer de maneiras diferentes. Alguns fatores a serem considerados incluem:

Atraso no deselvolvimento preocupantes:

Marcos do Desenvolvimento:

Existem marcos gerais do desenvolvimento que as crianças costumam atingir em determinadas idades, como rolar, sentar, engatinhar, andar e falar. Se o seu filho estiver consistentemente atrasado em alcançar esses marcos, pode ser motivo de preocupação.

Linguagem:

Dificuldades persistentes na fala, compreensão ou comunicação podem acima de tudo indicar atraso no desenvolvimento da linguagem. Se a criança não está alcançando marcos como balbuciar, formar palavras ou construir frases, pode ser útil consultar um profissional da saúde.

Interação Social:

O desenvolvimento social é crucial acima de tudo. Logo, se a criança não está demonstrando interesse em interações sociais, principalmente não faz contato visual, não responde ao seu nome ou tem dificuldade em se envolver com os outros, pode ser uma área de preocupação.

Comportamento:

Comportamentos repetitivos, dificuldade em lidar com mudanças, agressividade excessiva ou extrema timidez podem ser sinais de preocupação.

Desenvolvimento Cognitivo:

Dificuldades significativas em áreas como resolução de problemas, aprendizado, atenção e memória podem indicar a necessidade de avaliação.

Atraso no Desenvolvimento Motor:

Problemas com a coordenação motora fina ou grossa, equilíbrio e habilidades motoras podem ser preocupantes se persistirem.

Se você estiver preocupado com o desenvolvimento do seu filho, é sempre aconselhável consultar um profissional de saúde, como um pediatra, psicólogo infantil ou terapeuta ocupacional. Ao passo que esses profissionais podem realizar avaliações específicas e fornecer orientações apropriadas com base nas necessidades individuais da criança. Lembre-se de que intervenções precoces podem ser fundamentais para ajudar a superar desafios no desenvolvimento.

A nossa Clínica multidisciplinar realiza atendimentos presenciais em São José dos Campos – SP e online, e possui diversos profissionais com diferentes especialidades, então nos contate e agende uma sessão: Clique Aqui!

Veja os 05 piores hábitos para saúde mental

5 erros que derrubam a auto estima

O que é discalculia

5 comportamentos que levam ao burnout

Quais são os 5 sinais que uma criança precisa de ajuda psicológica

E aí Gostou? Então ajude nosso site, deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar com seus amigos, é muito importante pra gente. Acompanhe também outros assuntos sobre psicologia e saúde mental, portanto aqui é o seu lugar. Até Breve!!!

Avalie esse Post post
Compartilhar
Publicado por:

Posts Recentes

Como fazer psicologo pelo convênio Amil

Para fazer consultas com um psicólogo pelo convênio Amil, siga os passos abaixo: Verifique seu… Ver mais

4 meses atrás

Qual a diferença entre transtornos: TEA, TDAH e TOD?

Saber a diferença entre transtornos é extremamente importante para o tratamento adequado. Assim, dos mais… Ver mais

4 meses atrás

Como identificar um transtorno alimentar

Identificar um transtorno alimentar pode ser desafiador, pois os sinais podem variar amplamente entre os… Ver mais

4 meses atrás

Por que fazer psicólogo convênio Amil

Escolher um psicólogo convênio Amil pode oferecer vários benefícios, especialmente se você possui um plano… Ver mais

4 meses atrás

Quando procurar musicoterapia?

Procurar musicoterapia pode ser benéfico sobretudo em várias situações e para diversos objetivos de saúde… Ver mais

4 meses atrás

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional?

Quando procurar um Terapeuta Ocupacional? O tratamento com um profissional de terapia ocupacional pode ser… Ver mais

5 meses atrás