TDAH é a nomenclatura de transtorno de défict de atenção com hiperatividade. Atinge em média, entre crianças e adolescentes brasileiros de 4 a 18 anos, 4,4% da população.
Primeiramente é importante entender que é um transtorno de disturbio do desenvolvimento neurológico. Ele tem como principais características, dificuldade em manter a atenção e foco em determinadas atividades.
Isso sobretudo afeta muito a criança em período escolar, pois para essa fase o indivíduo precisa ficar mais tempo sentado e parado. O que muitas vezes é um grande desafio para quem o possui.
Embora seja mais fácil descobrir na fase infantil, quem o tem quando criança vai carregar para o resto da vida. Ou seja, é um transtorno crônico sem cura, porém ao longo da vida a pessoa aprende a lidar melhor com as limitações da condição.
Vamos então a 05 sinais:
A característica principal de quem a tem é ficar muito tempo fazendo a mesma coisa, ainda mais quando a atividade não gera muito interesse. Exatamente por isso que é na escola aonde o déficit é mais percebido.
Em contrapartida em situações ou atividades que a pessoa goste, um risco enorme de quem tem o transtorno é ter um hiperfoco. Isso significa que o indivíduo consegue ficar por horas na mesma coisa. Por exemplo, jogar um jogo de celular.
Como a pessoa tem esse desequilibrio em ficar pouco tempo no que não gosta e muito no que gosta, ela acaba sofrendo muito dificuldade em adequar esse nível de atenção de maneira a gerar resultados importantes.
Assim, a criança pode ficar horas vendo o celular porque gosta muito e não conseguir concentrar 30 minutos para estudar para a prova. Assim há um grande risco dela ser considerada preguiçosa e dos adultos não a entenderem.
Outra forte característica de quem tem o transtorno é não conseguir pensar antes de agir, ainda mais na fase infantil que não há muita regulação emocional.
Assim, a criança é aquela que não tem filtro, ou seja, fala tudo que vem a cabeça na hora.
Por fim, viver na bagunça tanto de horários quanto de coisas espalhadas é muito comum nesta população.
Isso porque há uma grande dificuldade em se planejar, organizar sua rotina e seus horários. Assim, a pessoa perde tempo com coisas simples e costuma estar atrasada.
Caso perceba pelo menos 3 dessas características em seu filho não deixe de procurar ajuda.
O ideal é que se inicie com a avaliação de um profissional de psicologia, que irá estar em contato com a escola, e se assim for necessário encaminhar a um neurologista para avaliação do tratamento medicamentoso.
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Profissional com formação em Psicologia desde 2010, Pós em Neuropsicologia, atuando de forma comprometida e ética, com muita responsabilidade em realizar um trabalho de qualidade e integral.
Atendimento clínico na abordagem cognitiva comportamental de pacientes infantis, adolescentes e adultos com diversos tipos de diagnósticos como: Síndrome do pânico, TDAH, Depressão, Transtorno Bipolar, TOC, TAG, dentre outros.
Especialização em atendimentos em grupo, trabalhando com crianças e adolescentes com queixas similares;
Realização de treinamentos comportamentais em escolas e empresas;
Experiência com aplicação de testes psicológicos e comportamentais com elaboração de laudos.
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