Terapia infantil: meu filho precisa de atendimento?

Terapia Infantil

Uma das maiores duvidas dos pais é se o comportamento do filho é algo normal da idade ou se é necessário procurar ajuda profissional, neste caso a terapia infantil.

Outro ponto extremamente importante é que muitas vezes ficamos inseguros. Isso porque podemos achar que ao pedir ajuda se isso é sinônimo de não dar conta da educação dos filhos sozinhos.

Muitas vezes na nossa vida adulta é difícil compreender as situações de maneira racional já que estamos envolvidos emocionalmente, é assim também com nossos filhos.

Vamos então explicar o que é o atendimento infantil e quais sinais devo estar atento para iniciar a procura.

O que é a terapia infantil?

O atendimento infantil é um atendimento dirigido especificamente a crianças, em geral indicado a partir de 03 anos.

A primeira sessão é com pais ou responsáveis e a partir da entrevista inicial se elabora um plano de ação sobre a queixa principal.

Ela conta, sobretudo com recursos lúdicos, ou seja brincadeiras e atividades dinâmicas a fim de abordar o mundo infantil. Estas por sua vez devem considerar as necessidades particulares e os aspectos especiais das crianças.

Em contrapartida, as sessões individuais com a criança é de praxe o profissional intercalar com reuniões frequentes com os cuidadores.

Em tais encontros, eles aprendem formas alternativas de ajudar a criança, bem como passam a entender o que ocorre no contexto familiar e o que poderia estar gerando ou mantendo o problema.

Qual objetivo da sessão infantil

A partir da queixa dos responsáveis, o terapeuta elabora brincadeiras, jogos e atividades para trabalhar no consultório.

Assim, o terapeuta, através de sua relação genuína com a criança, inicia um processo de mudança comportamental dentro do consultório. O objetivo sobretudo, é de que estes progressos generalizem para os ambientes naturais da criança. Desta forma, ela conseguirá se comportar de forma a se sentir bem em todas as esferas de sua vida.

Motivos da procura

A princípio, os encaminhamentos são feitos por pais, professores e familiares. Isso, quando estes observam alta frequência de comportamentos disfuncionais. Por exemplo, morder, gritar, chorar, destruir objetos, chutar e empurrar pessoas, mentir ou roubar.

Além disso, outros motivos frequentes de procura no consultório são:

  • Morte de um ente querido;
  • Chegada de um irmãozinho;
  • Dificuldade em acompanhar as atividades da escola;
  • Obesidade;
  • Dificuldades sociais

A verdade, portanto é que não há um unico motivo para a busca do atendimento.

O mais importante é não esperar demais para a busca, pois quanto antes a intervenção sobre o comportamento disfuncional, mais fácil será reverter o quadro.

Na nossa clínica temos profissionais especializadas neste tipo de atendimento: Nos contate.

Veja também:

Transtornos Mentais: Síndrome de Burnout

Transtornos Mentais: Quais são sintomas da depressão

Quais são os tipos de ansiedade

Transtornos de ansiedade: Síndrome do Pânico

Gostou da matéria? Então não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares. Caso tenha interesse em agendar uma consulta com um de nossos profissionais é só acessar o link e nos contatar: Agende uma sessão.

Avalie esse Post post

Compartilhe nosso Artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Não enviamos spam, você receberá apenas novidades de nossos serviços clínicos.