O TDAH no adolescente pode apresentar acima de tudo uma série de características que podem influenciar seu comportamento, relacionamentos sociais e desempenho acadêmico. É importante tambem lembrar que essas características vão variar de um indivíduo para outro. Além disso, e nem todos os adolescentes com TDAH experimentarão todas essas características da mesma maneira.
A dificuldade em prestar atenção a detalhes, manter o foco em tarefas, seguir instruções e organizar seus pensamentos é uma das principais.
Embora a hiperatividade possa diminuir na adolescência, muitos jovens ainda podem ser inquietos. Isso inclui sobretudo se mover em excesso ou ter dificuldade em ficar parados em situações onde se espera isso.
Agir impulsivamente sem pensar nas consequências, pois pode haver dificuldade em esperar sua vez, interromper conversas ou atividades e tomar decisões sem considerar as possíveis implicações.
Devido às dificuldades na autorregulação e no planejamento, os adolescentes com TDAH podem adiar tarefas e obrigações importantes, o que pode afetar seu desempenho acadêmico e pessoal.
Eles podem ter problemas para organizar suas coisas, tarefas escolares e atividades diárias. Manter uma agenda, preparar mochilas e concluir tarefas pode ser um desafio.
Adolescentes com TDAH podem ter dificuldades na escola, como esquecer tarefas, ter dificuldade em se concentrar no trabalho em sala de aula e obter notas inconsistentes.
Alguns adolescentes com TDAH podem enfrentar dificuldades em suas relações sociais devido à impulsividade, falta de atenção e problemas de autorregulação emocional.
As dificuldades enfrentadas na escola e nas relações sociais podem levar a uma redução na autoestima dos adolescentes com TDAH.
Os adolescentes com TDAH podem experimentar mudanças de humor mais intensas e rápidas em comparação com seus colegas. Eles podem ser mais propensos à frustração e irritabilidade.
Alguns adolescentes com TDAH podem ser mais propensos a se envolver em comportamentos de risco, como o consumo de substâncias, devido à impulsividade e busca por emoções.
É fundamental que os adolescentes com TDAH recebam o apoio adequado, que pode incluir estratégias de gerenciamento de tempo, técnicas de organização, terapia comportamental, medicação (conforme prescrito por um profissional de saúde mental) e um ambiente de apoio na escola e em casa.
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Profissional com formação em Psicologia desde 2010, Pós em Neuropsicologia, atuando de forma comprometida e ética, com muita responsabilidade em realizar um trabalho de qualidade e integral.
Atendimento clínico na abordagem cognitiva comportamental de pacientes infantis, adolescentes e adultos com diversos tipos de diagnósticos como: Síndrome do pânico, TDAH, Depressão, Transtorno Bipolar, TOC, TAG, dentre outros.
Especialização em atendimentos em grupo, trabalhando com crianças e adolescentes com queixas similares;
Realização de treinamentos comportamentais em escolas e empresas;
Experiência com aplicação de testes psicológicos e comportamentais com elaboração de laudos.
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