Transtorno Bipolar: O que é e como é feito o diagnóstico

Transtorno bipolar

Trasntorno bipolar é um trastorno do humor que vem sendo cada vez mais citado na mídia e ficando mais conhecido.

Sendo assim, quanto mais se cresce o assunto, mais dúvidas vão surgindo, informações incorretas entre outras coisas.

Por isso, vamos falar um pouco sobre o que é e como fechamos seu diagnóstico

O que é Transtorno Bipolar

Primeiramente é importante reconhecer que ele é um trantorno afetivo do humor, sendo que quem o possui vai oscilar entre dois estados emocionais bem marcados e opostos.

De um lado possuímos o que chamamos de estado de mania. Esse estado é caracterizado por um aumento da energia, aceleração do pensamento, diminuição da necessidade de sono, desinibição, comunicação agil e sem freios.

A outra fase é a depressão, que é marcada por tristeza, desânimo, falta de energia e disposição, sono excessivo, choro fácil.

É importante entretanto diferenciar a bipolaridade de mudanças de humor normais que ocorrem a todos nós. Tristeza por um motivo específico ou excitação em demasiado por uma conquista são comuns. A diferença portanto é o excesso deste comportamento, sem motivo aparente e de forma incontrolável por parte do indivíduo.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico bipolar é muito difícil de ser dado, isso porque muitas vezes o paciente só procura ajuda quando está na fase depressiva.

Afinal, quem quer parar de ser produtivo ao dormir pouco e estar animado com pouco?

Desta forma, a grande maioria inicia o tratamento medicamentoso apenas para tratar a depressão, e não considera a fase de mania, o que muitas vezes inclusive pode contribuir com a piora da fase de mania.

Assim, existem estudos que descrevem que entre os primeiros sintomas do paciente até o fechamento do diagnóstico leva-se em torno de 09 a 10 anos.

Portanto, normalmente o diagóstico é fechado pelo médico psiquiatra em conjunto com o psicólogo através de um acompanhamento bem próximo dos sintomas.

É importante ressaltar que em fase de mania em quadros graves existem indivíduos que manifestam sintomas psicóticos, ou seja, as pessoas perdem o contato com a realidade.

Enfim, como é possível perceber a bipolaridade é transtorno muito grave e depois que iniciou seu desenvolvimento não há cura, apenas remissão dos sintomas.

Identificou algum dos sintomas em você ou algum conhecido? Conta pra nós nos comentários.

Por fim, veja também:

Transtornos Mentais: Quais são sintomas da depressão

Transtornos Mentais: Síndrome de Burnout

Quais são os tipos de ansiedade

Terapia infantil: meu filho precisa de atendimento?

Transtornos de ansiedade: Síndrome do Pânico

Terapia de casal: O que é e como funciona?

A Clínica Celebramente possui diversos profissionais com diferentes especialidades, então nos contate e agende uma sessão: Clique Aqui!

E aí Gostou? Então ajude nosso site, deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar com seus amigos, é muito importante pra gente. Acompanhe também outros assuntos sobre psicologia e saúde mental, portanto aqui é o seu lugar. Até Breve!!!

5/5 - (1 voto)

Compartilhe nosso Artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Não enviamos spam, você receberá apenas novidades de nossos serviços clínicos.