Logo Celebra Mente

Como lidar com a Síndrome do Pânico

lidar com a Síndrome do Pânico

Veja abaixo como lidar com a Síndrome do Pânico.

Apesar da ansiedade ser uma emoção natural sobretudo ela tem cada vez mais gerado vítimas devido aos sintomas intensos provocados por ela.

Ela é acima de tudo provocada por um medo intenso, que muitas vezes entretanto é desproporcional para o que lhe provoca. Ela gera sintomas físicos, de pensamentos, emoções e comportamentais.

A síndrome do Pânico é um dos transtornos de ansiedade que mais possui vítimas atualmente.

O que é

A Síndrome do Pânico é um quadro clínico no qual ocorrem crises intensas de ansiedade sem que haja um estímulo disparador compatível com a intensidade das crises.

O indivíduo sobretudo vive uma variedade de experiências intensas, ruins e estranhas para ele sem que consiga identificar, a princípio, o que as desencadeou.

Em outras palavras os sinais e sintomas de uma crise são parecidas as que ocorrem durante um esforço físico intenso ou numa situação de risco de vida.

Veja dicas para lidar com a síndrome do pânico

1. Técnicas de respiração

É muito comum, em momentos que estamos nervosos, não parar para fazer uma respiração completa. Isso no entanto, acaba piorando a crise e consequentemente podendo aumentá-la.

Assim, ao começar a sentir os sintomas, é muito importante primeiramente focar na respiração lenta e profunda.

Puxar o ar lentamente e soltar depois com calma, faz com que nosso corpo automaticamente relaxe e assim é possível entender melhor o que está acontecendo.

2. Mudar o foco dos pensamentos

Muitas vezes, os sintomas tem o inicio rápido e sem que a pessoa consiga perceber o que gerou.

Neste momento sobretudo, quanto mais você quer fugir dos pensamentos e sensações, mais forte eles ficam. Assim, uma das técnicas mais efetivas é mudar o foco dos pensamentos.

Você pode simplesmente pensar em outras coisas que sejam mais agradáveis, como uma viagem que gostaria de fazer, momentos da vida prazerosos, lugares que quer conhecer e muitas outras coisas.

3. Auto questionamento

Normalmente os sintomas são muito maiores do que deveriam para aquela situação. Desta forma, se questionar sobre o que está ocorrendo e acima de tudo se há algo para realmente se preocupar é algo extremamente importante.

4. Focar no agora

Muitas vezes a ansiedade vem com o excesso de pensamentos ligados a preocupações futuras. Todavia essas preocupações estão além do que deveriam realmente e mais negativas.

Assim, se voltar para o agora, ou seja, onde estou, com quem, o que estou fazendo e se preocupar com isso e não com o amanhã é outra técnica para lidar com o pânico.

Por fim, veja também:

Transtornos alimentares: O que é compulsão alimentar

Como lidar com o luto

03 fatores que atrapalham o diagnóstico de TDAH

Os mitos mais comuns sobre abuso sexual de crianças e adolescentes

Principais características do Transtorno de personalidade Boderline

A nossa Clínica de psicologia realiza atendimentos presenciais em São José dos Campos – SP e online, e possui diversos profissionais com diferentes especialidades, então nos contate e agende uma sessão: Clique Aqui!

E aí Gostou? Então ajude nosso site, deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar com seus amigos, é muito importante pra gente. Acompanhe também outros assuntos sobre psicologia e saúde mental, portanto aqui é o seu lugar. Até Breve!!!

Avalie esse Post post

Compartilhe nosso Artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Nós

A Clínica Celebra Mente é especializada em psicoterapia clínica, atendemos convênio e particular de acordo com a sua disponibilidade, seja presencial, online ou hídrido.

Posts Recentes

Assine a nossa newsletter

Não enviamos spam, você receberá apenas novidades de nossos serviços clínicos.