Logo Celebra Mente

4 dicas em como lidar com adolescentes

lidar com adolescentes

Primeiramente um grande desafio dos pais e educadores é como lidar com adolescentes.

Embora possa parecer difícil lidar com alterações de humor e a instabilidade dos adolescentes, saiba que é possível compreendê-los e dialogar eficientemente, desde que haja muito amor e um pouco de paciência.

04 dicas para lidar com adolescentes

1. Dê autonomia a ele

Autonomia é a capacidade humana de pensar por si mesmo e decidir o que fazer com a própria vida.

Embora os adolescentes ainda sejam dependentes de seus pais, é interessante trabalhar a autonomia de cada um deles, ainda que impondo alguns limites.
Assim, estimular o pensamento crítico, o encontro das suas opiniões e, até mesmo, permitir que façam escolhas erradas é fundamental para a formação de adultos conscientes. Eles precisam sobretudo compreender que suas ações geram consequências.

A princípio, devem ser administradas, sejam elas positivas, sejam elas negativas.
Assim, ele pode aprender com seus erros coisas que são cruciais para qualquer adulto.

2. Compreenda como ele é e seus interesses

Não sabe do que seu adolescente gosta? Não consegue dialogar com ele por conta disso? Lembre-se de que ser pai ou mãe não significa que não possam existir momentos de descontração — eles são, na verdade, tão importantes quanto quaisquer outros.

Converse então, sobre os gostos de seu filho em relação à música, séries ou filmes, e participe desses momentos.

Faça sobretudo maratonas de seriados, leia os mesmos livros ou dê uma chance aos seus álbuns preferidos.

3. Converse muito e em qualquer oportunidade

A conversa é sempre a melhor maneira de garantir que a relação entre você e seu adolescente seja boa.

Nesses casos antes de mais nada, vale conversar sobre tudo. Além disso, sempre com a mente muito aberta e com muita paciência.

Lembre-se sobretudo de que aquilo que os jovens não ouvem de seus familiares poderão escutar em algum outro lugar sem a garantia da qualidade e veracidade da mensagem.

Por isso demonstre abertura, compreensão e mostre que você consegue conversar sobre os mais variados assuntos, até mesmo os tabus, sem maiores problemas. Escute a opinião do seu adolescente e explique a sua, criando um debate saudável e construtivo.

4. Cuidado com as críticas em excesso

Uma das principais queixas dos adolescentes é justamente a falta de elogio de seus pais ou responsáveis. Elogiar é uma forma de mostrar que você reconhece aquele esforço, acredita em seu potencial, além de deixar claro que ele está mandando superbem em determinado ponto.
Por isso, elogie mais! Se possível, busque algo para elogiá-lo diariamente. Pode ser desde o seu desempenho escolar até coisas mais simples, como o modo que o cabelo está penteado naquele dia. Esse tipo de atitude fortalece a autoestima, o deixando mais confiante, seguro e mais próximo de você.

Por fim, veja também:

Como ajudar sua saúde mental durante períodos difíceis

Qual o prejuízo em não ter um sono de qualidade?

O que é Transtorno de personalidade Narcisista

Como funciona a terapia

06 verdades sobre o transtorno depressivo

A Clínica Celebramente possui diversos profissionais com diferentes especialidades, então nos contate e agende uma sessão: Clique Aqui!

E aí Gostou? Então ajude nosso site, deixe o seu comentário e aproveite para compartilhar com seus amigos, é muito importante pra gente. Acompanhe também outros assuntos sobre psicologia e saúde mental, portanto aqui é o seu lugar. Até Breve!!!

Avalie esse Post post

Compartilhe nosso Artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Nós

A Clínica Celebra Mente é especializada em psicoterapia clínica, atendemos convênio e particular de acordo com a sua disponibilidade, seja presencial, online ou hídrido.

Posts Recentes

Assine a nossa newsletter

Não enviamos spam, você receberá apenas novidades de nossos serviços clínicos.