Um dos prejuízos é a restrição comportamental e as estereotipias no autismo, sendo que a partir deles em conjunto com dificuldades de interação social se realiza o diagnóstico de TEA.
Esse prejuízo acima de tudo, se manifesta de dois modos:
a) presença de comportamentos verbais e motores estereotipados. Eles são acompanhados ou não de comportamentos sensoriais modificados e incomuns;
b) padronização exagerada de rotina. Confirmada sobretudo pela dificuldade de lidar com mudanças temporais e espaciais no ambiente em que vive. A estrutura autista se volta e se fixa em determinadas atividades e experiências de maneira exagerada.
Primeiro de tudo é importante entender que há duas grandes motivações que tornam as estereotipias uma constante no repertório comportamental da estrutura autista, vamos a elas.
- A estrutura autista tem dificuldade de aprender comportamentos sociais e verbais. Nesse caso portanto, ela apresentará naturalmente um repertório muito restrito de ação sobre o mundo.
- A segunda motivação é a alteração sensorial. As crianças autistas apresentam alterações orgânicas que afetam a percepção e a interpretação de estímulos sensoriais. Assim, é muito normal que informações do mundo exterior afetem sua existência exageradamente, gerando altíssimo prazer ou grande aversão
Estratégias para combater as estereotipias no autismo
A luta contra as estereotipias é uma guerra entre dois mundos: o interno e o externo.
Assim o interno se refere a ao corpo da criança, ou seja, os prazeres que ela sente ao vivenciar sua própria experiência.
E há tambem o externo e as condições exteriores como o ambiente social, escolar e familiar onde ela está inserida.
Nesta batalha, entretanto o mundo exterior já entra perdendo. Isso porque a luta é contra reforçadores muito potentes e sobre o qual não temos nenhum controle.
Assim, torna-se necessário trazer a criança para o mundo exterior. De forma a criar situações de contato efetivo através do esforço de conectar sua
linguagem com aquela do mundo.
É necessário sobretudo, tornar as coisas exteriores mais atrativas.
Trata-se, portanto, de buscar estratégias de motivação baseada em estímulos positivos à própria condição da criança. De forma a buscar que ela se interesse pela sua capacidade de construir novas habilidade.
Ao lado disso, é necessário preencher o tempo da criança com muitas atividades de caráter extremamente variado.
Trata-se, de uma estratégia que neutralizará, até certo ponto, a possibilidade de retorno do comportamento repetitivo. Isso acontece pela variação do próprio ambiente e daquilo que oferecido a criança autista.
O mais importante é conhecer o máximo possível sobre a estrutura de funcionamento de quem se encontra dentro do espectro.
Se desconfia que alguém que conheça tem restrição comportamental e estereotipias não hesite em procurar profissionais capacitados.
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Profissional com formação em Psicologia desde 2010, Pós em Neuropsicologia, atuando de forma comprometida e ética, com muita responsabilidade em realizar um trabalho de qualidade e integral.
Atendimento clínico na abordagem cognitiva comportamental de pacientes infantis, adolescentes e adultos com diversos tipos de diagnósticos como: Síndrome do pânico, TDAH, Depressão, Transtorno Bipolar, TOC, TAG, dentre outros.
Especialização em atendimentos em grupo, trabalhando com crianças e adolescentes com queixas similares;
Realização de treinamentos comportamentais em escolas e empresas;
Experiência com aplicação de testes psicológicos e comportamentais com elaboração de laudos.